Meu bebê tem assimetria craniana, e agora?
Assista o vídeo e entenda de forma simples e didática a assimetria craniana.
O "capacetinho" que contribuirá para o desenvolvimento do seu bebê







Assimetria craniana é quando encontramos uma alteração no formato do crânio, ou seja, quando não encontramos um alinhamento harmônico entre as medidas do crânio do bebê realizamos uma avaliação para compreender qual o grau de assimetria craniana possui.
Ela pode ser causada por vários motivos como a posição que o bebê ficava dentro do útero, intervenções durante o parto, torcicolo congênito, desalinhamento postural entre outros motivos.
Quando percebemos que o bebê possui um formato diferente de crânio, preferência de lado para ficar ou realizar as atividades como mamar ou dormir é hora de realizar uma avaliação.
Cada bebê é único, então realizamos uma avaliação individual, observando a história, colhemos as medidas do crânio que pode ser feita através do craniômetro ou do escaneamento 3D, observamos o alinhamento corporal e quais atividades o bebê consegue realizar dentro da janela de desenvolvimento que o mesmo se encontra.
A partir disso determinamos o tratamento onde trabalhamos com a fisioterapia respeitando a janela de desenvolvimento com estímulos para a realização das atividades e controle postural na linha média e de forma simétrica, possibilitando a chegada adequada dos estímulos sensoriais, permitindo o desenvolvimento e aquisição de marcos motores com padrões compensatórios mínimos ou ausentes, equilibrar força muscular e função cervical e de tronco, ganhar amplitude de movimento e estimular o desenvolvimento neuropsicomotor.
Dependendo da avaliação, idade e grau de assimetria craniana do recomendamos o uso da órtese craniana como parte do tratamento.
A órtese craniana é confeccionada a partir do escaneamento 3D, seu desing é realizado no Canada e sua impressão no Brasil, o filamento utilizado na impressão 3D é feito de material biodegradável determinados por sua biocompatibilidade testada e comprovada para evitar as alergias de pele. Seu material e sua ventilação também proporcionam mais leveza, tendo em média 150g.
O tempo de utilização da órtese varia de acordo com o grau de assimetria e idade do bebê.
Mamães e papais vocês não estão sozinhos nessa...
Relatos dos nossos pacientes
Conheça nossos profissionais...

Dr. Fábio Magalhães
Neurocirurgia

Amanda Denari
Fisioterapia e Ostepatia

Carol Matarazzo
Fisioterapia e Assimetrias Cranianas


Naiara Oliveira
Fisioterapia e Assimetrias Cranianas
Um time de especialistas que unem forças para dar o melhor tratamento ao seu bebê!
Luísa Rodrigues
Fisioterapia e Ostepatia
Um ambiente confortável para
seu bebê e sua família






Informação Técnica sobre a Òrtese
A órtese que utilizamos nos tratamentos foi sugerida por possuir registro na ANVISA sob o número 80018110086 (órtese para remodelação craniana) e apresentar vantagem em relação às órteses tradicionais por ser confeccionada com filamento de impressão 3D feito de material biodegradável determinados por sua biocompatibilidade testada e comprovada para evitar as alergias de pele. Desconhecemos até o momento da confecção do laudo em questão a existência desse tratamento pelo SUS.
Além disso essa órtese também foi desenvolvida para diminuir a transpiração por seu aspecto extremamente ventilado. Seu material e sua ventilação também proporcionam mais leveza, tendo em média 150 g. Todos esses aspectos somados geram mais conforto ao bebê, minimizam o excesso de sudorese e sua consequente reação na pele (brotoejas e alergias); sua produção seguem normas ISO 13485:2016/MDSAP AUDIT ao usar a ISO 1348, requisitos que evidenciam que as indústrias produtoras estão aptas a demonstrar o cumprimento aos requisitos regulatórios, gerenciar riscos, garantir melhores práticas para qualidade e segurança. Melhorar processos e passar confiança aos pacientes. Todos esses pontos levam à escolha dessa órtese mais segura e confortável.