

Fisioterapia Pediátrica
Sobre
Muito diferente do que muitas pessoas acham, a fisioterapia não é indicada apenas em tratamentos de dores e problema ortopédicos, esse consenso é errôneo, embora seja comum quando se trata da abordagem em adultos. A fisioterapia pediátrica pode, claro, trabalhar com tratamento mas também é uma grande aliada na prevenção de atrasos de desenvolvimento motor.
Então antes mesmo de haver uma indicação de tratamento de alguma disfunção específica como torcicolo muscular postural, dificuldade na marcha e etc, vamos começar sobre a prevenção para um bom desenvolvimento motor. Quando tratamos adultos, percebemos o quanto alguns problemas ortopédicos estão ligados a falta de movimentos específicos que não foram aprendidos e executados quando crianças, resultando a longo prazo em dores e alterações posturais.
O engatinhar por exemplo, por muito tempo se achava que a criança que não engatinhou era esperta por não precisar fazer tal aquisição, hoje já sabemos que pular essa fase pode estar relacionado a grandes dificuldades de mobilidade, privando aquele indivíduo de ganho de forças específicas para manutenção de postura bípede (duas pernas), levando a adultos com posturas cada vez mais adaptadas que trarão dores e dificuldades futuras.
O acompanhamento periódico no bebê pela fisioterapeuta pediátrica pode engrandecer e muito seus primeiros marcos de desenvolvimento motor.
A Fisioterapia pediátrica é também indicada em tratamentos de torcicolo postural que tende a levar a criança a um atraso de desenvolvimento motor, se o bebê tem alguma restrição de movimentação cervical ou no restante do corpinho, pode contribuir pra um falta de interesse ou incapacidade de assumir as posturas necessárias ao desenvolvimento. Além do torcicolo ser um grande responsável pela assimetria de crânio, sendo necessário associar ambos os tratamentos.
Quando já se nota um atraso motor é fundamental o acompanhamento da fisioterapia. Lembrando que quanto mais a criança é capaz de se movimentar melhor será sua resposta cognitiva.