Meu bebe nasceu “prematuro”. E agora?
- Lívia Ferreira
- 19 de mai. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de mai. de 2023
No Brasil, 340 mil bebes nascem prematuros todo ano. Mais de 12% dos nascimentos no pais acontecem antes da gestação completar 37 semanas( Ref. Ministério da Saúde).
Afinal, quando um bebe e considerado prematuro?

A Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2001, considerou na classificação de prematuridade os recém-nascidos baixo de 36 semanas e 6 dias de gestação. A sobrevida dos bebes prematuros aumenta a cada ano, com foco cada vez maior na qualidade de vida.
O nascimento de um recém-nascido prematuro e quase sempre uma surpresa e junto com ele muitas questões são levantadas pelos pais:
Meu filho terá um desenvolvimento normal ?
Ira correr, brincar, comer e falar?
O que posso fazer para mantê-lo saudável?
O que esperar do seu crescimento e desenvolvimento?
Muitos bebes prematuros vão de desenvolver normalmente, porem alguns podem apresentar dificuldades motoras, sensoriais e de comportamento, desde atraso para se sentar, andar e falar até problemas visuais, auditivos e paralisia cerebral. Isso vai depender do grau de prematuridade e das intercorrências pelas quais passou durante a internação, como infecção, necessidade de ventilação mecânica, além de suas condições nutricionais.
Apesar de as chances do bebê prematuro sobreviver em bom estado, serão tanto maiores quanto mais avançado for o seu grau de maturidade, que esta correlacionado com a idade gestacional. Quanto mais velho, maior e o grau de maturação.
A maturação do SNC processa-se de maneira semelhante, tanto no útero, quanto no interior da incubadora, desde que as condições ambientais e alimentares sejam adequadas. Entretanto, quanto mais novo for o bebe, mais suscetível a injurias ele ficara.
O grau de prematuridade influencia diretamente no desenvolvimento, ou seja, quanto menor a idade gestacional e o peso ao nascimento do seu bebe, mais imaturo seus órgãos serão, como o coração, o pulmão, o cérebro e o intestino. Assim, maior será sua dependência de cuidados especiais, mais vulnerável a agressões externas e maior o risco de alterações no desenvolvimento desta criança.
Características dos bebes prematuros:
Musculatura fraca e pouca atividade corporal
Orientação na linha media diminuída
Poucos reflexos de sucção e deglutição
Falta de competência dos grupos musculares, dificultando assim a realização dos movimentos espontâneos contra a gravidade
Necessidade de ventilação mecânica por longo período, o que favorece a postura inadequada de hiperextensão do pescoço e do tronco, elevação das escapulas e imobilização da pelve na postura de ateroversão, impondo um obstáculo para a mecânica respiratória, principalmente para o músculo do diafragma, que se encontrara distendido, dificultando o movimento diafragmático.
Desequilíbrio entre a ação dos músculos flexores e extensores imposto pela imaturidade dos músculos flexores e pela ação da gravidade sobre o bebê com tônus global diminuído, interferindo no desenvolvimento do controle da cabeça e no desenvolvimento das aquisições de habilidades motoras. Esta condição é agravada na presença de qualquer lesão cerebral.
Pelas considerações acima, o comportamento do desenvolvimento motor do lactente nascido antes do tempo parece manter relação direta com a idade biológica, ate a idade aproximada de 18 meses. Desse modo, o exame de estado do desenvolvimento global do bebe nascido prematuramente exige, durante os 2 primeiros anos de vida, a correção da idade, levando-se em conta a idade gestacional e necessitando-se ,assim ,fazer a tabela da idade corrigida. Portanto , e de grande importância a observação minuciosa dos padrões motores do bebe prematuro para não se confundir o comportamento motor inerente a fase de prematuridade com os padrões motores anormais, causados pelos diversos fatores de lesão cerebral.
LEMBRE-SE:
Seu bebe e único!
A avaliação deve ser feita por um profissional capacitado, respeitando as particularidades de cada criança.
O acompanhamento regular do prematuro e fundamental para avaliações precoces, inicio de terapias em tempo oportuno e estímulos adequados para o melhor desenvolvimento da criança. Ele deve ser individualizado para aquele bebe e para a sua família, englobando não só a consulta pediátrica, mas com a FISIOTERAPIA, FONOAUDIOLOGIA, TERAPIA OCUPACIONAL, OFTALMOLOGIA, NEUROLOGIA e outras especialidades , se necessário.
No primeiro ano de vida, uma atenção especial e dada a parte motora da criança, avaliando em conjunto sua movimentação, forca ,postura e reflexos.
Através de avaliações , se estiver adequado o desenvolvimento ate o segundo semestre de vida, a chance de desenvolvimento motor normal na criança maior e a muito grande.
O QUE VOCE PODE FAZER PARA ESTIMULAR O MELHOR DESENVOLVIMENTO DO SEU BEBE ?
Manter o acompanhamento multidisciplinar, conforme a demanda do seu bebe
Manter estímulos adequados de acordo com as orientações para cada fase do bebe
Estimular o crescimento e desenvolvimento em um ambiente alegre, tranquilo e carinhoso.
A PARTICIPACAO ATIVA DOS PAIS INFLUENCIA EM TODO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.
Lembre-se: cada bebê de desenvolve individualmente, no seu próprio ritmo.
Escrito por Lívia Ferreira Fisioterapeuta
Comments