Meu filho não dorme a noite, a osteopatia pode ajudar?
- Luísa Rodrigues
- 2 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Esse é mais uma daquelas perguntas recorrentes na nossa clínica!
Um assunto um tanto quanto polêmico, afinal é muito comum encontrarmos por aí quem tente vender a fórmula mágica para o sono do bebê, e claro, pais exaustos chegam ao ponto de pagar o valor que for por isso. Costumo brincar que se realmente existisse uma única fórmula para uma noite de sono plena, eu descobriria e seria muito rica. Piadinhas a parte, não, não existe!

Dormir bem reúne muitos fatores, ambientais, comportamentais, nutricionais e etc. Sabemos que a regulação do corpo como um todo pode interferir na qualidade do sono, e não é difícil de encontrar famílias que já fizeram de tudo para que seu bebê tenha uma melhor noite de sono e mesmo assim não tenham conseguido a tão sonhada noite tranquila.
Logo, visto a ansiedade das famílias, muitas são as tentativas e a Osteopatia já foi citada como terapia que resolveria esse problema.
Bom, a Osteopatia não terá como objetivo principal a melhora do sono, não é um parâmetro que temos o intuito de melhorar primeiramente, porém tratar outras disfunções pode influenciar na melhora do sono de uma forma secundária.
Como seria isso?
No caso de uma bebê com alterações gastrointestinais, a osteopatia pode abordar inervações e tensões que desregulam o sistema nervoso autonômico da criança e consequentemente ajudam no relaxamento e indução do sono.
Ou, um bebê com tensões musculoesqueléticas na região cervical, causadas por um torcicolo congênito por exemplo, podendo ter grandes dificuldades de dormir em superfícies mais planas, berço e moisés, solicitando sempre o colo para poder relaxar, vai se beneficiar grandemente dos cuidados com a osteopatia e assim conseguir atingir o relaxamento e dormir mais facilmente.
E até mesmo uma bebê com respostas de reflexas exacerbadas, como um reflexo de moro em disfunção também poderá estar mantendo uma reação de alerta impedindo o relaxamento para o sono, o trabalho da osteopatia ajudará na regulação reflexa e consequentemente permitir o sono mais tranquilo.
Existem casos isolados em que uma ou duas sessões de osteopatia tenham causado mudança importante no comportamento de sono, mesmo que a criança não tenha apresentado alguma outra disfunção associada, porém o que quero trazer à vocês é que o primeiro objetivo do tratamento não será necessariamente a correção do sono.
Sempre deixamos extremamente claro aos pais que o sono é multifatorial e que deve ser tratado dessa forma. Ambiente, alimentação, atividade física (no caso do bebê: brincar), higiene do sono e etc.
Abrangido esses fatores a Osteopatia sem dúvidas poderá ser uma aliada na qualidade de vida da criança e da família.
Por Luisa Rodrigues
Osteopatia e Fisioterapia
Comentarios