Meu filho não fala, e agora?
- Daniela Drozdz
- 28 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Essa é a pergunta que eu mais escuto dentro e fora do consultório.
Inicialmente esta não é uma questão importante, afinal a fala parece estar muito distante daquele bebezinho lindo que acabou de chegar em nossas vidas. Bom, tenho que dizer que desde dentro da barriga da mãe a comunicação do bebê já existe. Afinal, não nos comunicamos apenas com palavras...

Por volta das 18 semanas de gravidez o bebê já começa a ouvir os primeiros sons dentro da barriga da mamãe e a cada semana a sua sensibilidade auditiva melhora. É por isso que quando vc conversa com o seu bebê, ele responde chutando e se mexendo! E assim se inicia a primeira troca na comunicação, que ocorre muito antes da fala chegar.
E por que eu estou falando isso? Para que os pais saibam da importância de se comunicar com o seu bebê! Quando chegam ao consultório com a queixa de que seu filho não fala, minha primeira pergunta é: vocês falam com o seu filho (a)? e a segunda: seu filho precisa falar? Geralmente a resposta a primeira pergunta é: sim eu falo! Mas em relação à segunda pergunta sempre recebo um olhar de dúvida.
E porquê? Porque ao olhar aquela linda criança, toda arrumada, cheirosa, alimentada e com a fralda limpinha percebemos que ela não precisou falar nada para ter tudo isso!
Então meu primeiro conselho é o mais importante: FALE COM SEU FILHO(A) O TEMPO TODO, SEMPRE!
Ao acordar, dê bom dia! Conte para ele(a) como está o dia hoje! Diga o que tem para o café da manhã (mesmo sendo a mama de sempre). Depois brinque com ele, mostre as cores, os bichos, faça os sons dos animais! Cante para ele(a) e com ele(a).
E assim continue durante o dia, uma coisa é certa: quanto maior a variedade de palavras que você falar, maior será o vocabulário do seu filho!
Vale ressaltar que existem os marcos a serem atingidos pela criança na fala, e que colocar na escola ou esperar o tempo dela não é o adequado! Quanto mais rápido for a intervenção, maiores as chances de sucesso na terapia!
A partir dos 6 meses, a criança já é capaz de reproduzir alguns sons da sua língua e com 1 ano, já consegue dizer as primeiras sílabas.
Antes de 1 ano, o bebê já é capaz de compreender algumas palavras, mas só começa a produzi-las com 1ano e 2 meses, em média. Ao final dos 2 anos, ocorre a explosão do vocabulário.
Por isso, fique atento! Fale com seu bebê desde a gestação e em caso de um sentimento de atraso na fala, procure um fonoaudiólogo para te auxiliar nessa tarefa! Por Dani Drozdz Fonoaudióloga
Comentarios