Meu filho fala, mas ele se comunica?
- Daniela Drozdz
- 13 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Está aí uma questão muito presente no dia a dia do meu trabalho.
Quando os pais chegam para uma avaliação de linguagem com a queixa de que seu filho não fala, fala pouco ou não é compreendido, eu geralmente pergunto sobre a sua comunicação, e a resposta quando essas crianças são verbais é sempre a mesma: ele fala!
Sim seu filho(a) pode falar! Mas ele se comunica? Ele(a) consegue se expressar através da fala? Ele (a) consegue dizer como foi o dia na escola, consegue contar uma história, ou algo que aconteceu que foi muito bom ou ruim? Mas então, qual é a diferença?

A fala é somente uma das formas de comunicação. Através dela é possível transmitir mensagens oralmente envolvendo uma coordenação precisa de movimentos, com a finalidade de produzir sons, fonemas, palavras e frases, através da articulação dos sons. Já a comunicação é o diálogo, uma interação que ocorre em um contexto. Onde quem fala usa uma linguagem que é compreendida por quem escuta. Sendo assim, podemos pensar que apesar de seu filho (a) falar palavras isoladas simples ou complexas, ele consegue estabelecer um diálogo com você ou outras pessoas? Ele(a) é compreendido no seu contexto ao estabelecer um diálogo? Essa diferença faz com que possamos analisar melhor a comunicação de uma criança que apresente um atraso na linguagem, várias questões estão envolvidas, tais como sua atenção visual e auditiva, seu foco, a manutenção da atenção e do foco, a compreensão do que lhe falado, assim como daquilo que ele vê ao seu redor. Tudo isso é necessário para se estabelecer uma boa comunicação, é assim que nós (os falantes) conseguimos expressar nossos sentimentos, nossas vontades e opiniões. Por isso somente falar não é o suficiente para ser compreendido, é preciso usar a comunicação. É com ela que iremos nos expressar. Agora é com vocês papais: seu filho (a) sabe se comunicar? Se apareceu uma dúvida para essa resposta, procure um fonoaudiólogo! Por Dani Drozdz Fonoaudióloga
Comments