top of page
Buscar

É possível um bebê ter tensões?

  • Foto do escritor: Amanda Denari
    Amanda Denari
  • 28 de jun. de 2023
  • 3 min de leitura

Quando a gente pensa em recém nascidos, bebês, é difícil imaginar que se tenha tensões em um serzinho que acaba de nascer, certo? Como assim um bebê de 7, 10 ou 15 dias tem torcicolo? Ou diminuição da mobilidade do tórax, ou possui a musculatura cervical tensionada?


Vem comigo que eu te explico!


O bebezinho vai crescendo dentro do útero e se tornando cada dia maior, competindo espaço com diversas vísceras em volta e ficando cada vez mais

apertadinho lá dentro. Quanto maior o bebê, menor o espaço e menor a capacidade de movimentação. Essa é a primeira questão em que devemos pensar que pode gerar tensões em recém nascidos: a falta de espaço e de mobilidade intra-útero.


Se essa criança permanece na mesma posição durante praticamente a gestação inteira, sem grandes movimentações e amplitudes, seus músculos, articulações também podem apresentar pouca mobilidade, pois foram se formando assim!


Agora vamos para uma segunda possibilidade: essa mãe possui tensões internas como cirurgias anteriores, miomas, endometriose, entre outros fatores que propiciam essa diminuição de mobilidade da criança, fazendo com que seja mais confortável para ela permanecer na mesma posição. Vamos também supor que essa criança se ˜encaixou” dentro do útero com o pescoço apenas para um lado, com o ombro mais pra frente ou até mesmo com as pernas extremamente

cruzadas, repito: ela vai se desenvolver com essas tensões e pode apresentar dificuldades de alguns movimentos fora do útero.


Pensando em outra possibilidade também temos bebês gemelares, que além de competir espaço com as vísceras da mãe, também competem com mais um serzinho lá dentro (serve para trigêmeos e assim por diante). Eu me lembro de um caso que dava pra perceber na cabeça do irmão o formato certinho do pé da sua irmãzinha que passou a gestação inteira com ele na cabeça do gemeozinho (risos).

Bebês em posições pélvicas também apresentam maiores chances de apresentarem tensões e restrições de movimentos, simplesmente porque o posicionamento dos quadris, coluna e crânio estão mais propensos a terem mais sobrecarga axial (de cima para baixo).

Mamães que não praticam atividade física, permanecem em repouso ou ficam por muito tempo na mesma posição (exemplo: trabalham sentadas) também são fatores de risco para uma diminuição da movimentação intrauterina do bebê.


Ufa! E nós ainda nem falamos sobre o parto. Nascer pode ser um tanto quanto difícil, e não somente para a mãe mas também para o bebê. O bebê precisa descer, encaixar, fazer movimentos de rotações e força também para sair. Nascer é um evento, e demanda muito gasto energético.

Se o bebê estiver posicionado de forma não tão favorável a demanda é ainda maior, e pode ser necessário o uso de instrumentos para auxiliar esse parto como:

Forcéps, extratores a vácuo, manobras manuais. Todas essas manobras quando bem indicadas são cruciais e necessárias, porém podem também ocasionar em restrições corporais.

Quando falamos também da cesária agendada, a extração da criança pode ser dificultosa (por exemplo se ela já esta encaixada), as cunhas de auxílios as vezes também são solicitadas, e até mesmo o não entrar em trabalho de parto pode ser um “problema”em se tratando dessas restrições corporais.

E quando falamos de uma cesária intraparto? Muitas às vezes feita as pressas, de urgência e geralmente porque o bebê estava mal posicionado?


Entendem como a criança pode sim ter tensões corporais? E como pode ser importante uma avaliação ao nascimento? Devolver mobilidade , amplitude, deixar o ser bebê confortável pode gerar inúmeros benefícios para ele e para sua família. Com tudo mais fluído o seu bebê vai ter mais força, mobilidade para as aquisições motoras, a tendência é que se torne menos irritado, com melhor funcionamento gastrointestinal, melhor amamentação, etc.

Lembrando que não vendemos milagres, existem inúmeros fatores que podem estar atrapalhando seu filho, mas às vezes é mais simples do que imaginamos e quanto mais cedo melhores e mais rápidos serão os resultados.


Estamos falando além de tudo de prevenção! Qualidade de vida! Todo bebê merece uma avaliação após o nascimento, porque nascer é um evento!


Ufa! Agora deu pra entender que bebês possuem tensões sim e merecem um carinho e cuidado?

Estaremos sempre aqui para ajudá-los


Por Amanda Denari

Fisioterapeuta e Osteopata

留言


Rua Mar Del Plata, 251 - Jardim América
São José dos Campos | São Paulo

© 2023 HandTech Ltda. Todos os direitos reservados

bottom of page